Coordenação de João Silvério Trevisan

 

O formato oficina literária, tal como praticado de maneira avulsa no Brasil, parece já estar em processo de esgotamento. Na verdade, fazer oficinas esparsas não permite nem uma continuidade do treinamento literário, nem, menos ainda, o amadurecimento para desenvolver uma obra. Com isso, corre-se o risco de se ter uma prática amadorística que não deságua num objetivo concreto, que é a produção literária.

 

Diante de tal situação, o presente projeto pretende inovar o formato: une a prática de oficina, que cumpre a função de treinar, mas ao mesmo tempo carreia o treinamento para a produção definitiva de obras – o que se está chamando de Criatório de Textos. As duas vertentes não são obrigatórias. Alguns participantes poderão preferir apenas fazer a oficina prática, por considerarem prioritária ao seu estágio literário.

 

Outros/as, ao contrário, estarão mais preocupados em escrever e discutir seus textos produzidos a partir do projeto de uma obra (romance, conto ou poesia) considerando-se maduros para tal.

 

A oficina-criatório alternará a discussão de exercícios com a análise coletiva dos textos produzidos para obras em andamento.(As atividades ocorrerão sob a coordenação do escritor João SilvérioTrevisan, com prática de mais de 23 anos de oficinas literárias e criatórios de texto).

 

Os encontros ocorrerão semanalmente, às quintas feiras, durante três meses, a partir de 01/09. das 19h30min às 22h30 min.

 

DETALHE: UM DOS PARTICIPANTES TERÁ SEU TEXTO PUBLICADO EM LIVRO.

(As matrículas estarão abertas até o limite de 16 participantes).

 

Local: Rua Bahia, 1282 – Higienópolis

Investimento: R$ 300,00 (trezentos reais por mês)

 

Para maiores informações:

prologo@prologoseloeditorial.com.br   

Tel. 11 3666?6055/9900?6842 (falar com Fernanda)

http://www.prologoseloeditorial.com.br 

twitter: @seloprologo

 

————————————————————————————————————————————-

RESUMO BIOGRÁFICO DE JOÃO SILVÉRIO TREVISAN

 

João Silvério Trevisan fundador do movimento gay no Brasil e militante exerce atividades profissionais nas mais diferentes áreas artísticas e culturais. Escritor de literatura ficcional, ensaística e infanto-juvenil, tem 12 livros publicados, entre ensaios, romances e contos. Realizou inúmeros trabalhos como roteirista e diretor de cinema, dramaturgo e jornalista. É autor do longa metragem cult ORGIA OU O HOMEM QUE DEU CRIA (1971), que ficou retido durante mais de 10 anos pela ditadura. Já escreveu nos mais importantes jornais e revistas brasileiros, além de vários órgãos internacionais. É tradutor do espanhol e inglês, tendo vertido para o português obras de Jorge Luis Borges, Guillermo Cabrera Infante e Melanie Klein, entre outros. Nos últimos vinte anos, tem se distinguido como coordenador de concorridas oficinas de criação literária, realizadas em diferentes instituições no Brasil e na internet, pelas quais já passaram mais de uma geração de novos escritores. Também tem realizado oficinas de roteiro cinematográfico. Foi contemplado com alguns dos principais prêmios artísticos brasileiros, tendo recebido 3 vezes o Prêmio Jabuti, um dos mais reputados prêmios literários do Brasil, assim como 3 vezes o Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Artes (APCA), o último deles com seu mais recente romance: REI DO CHEIRO (Ed. Record, 2009). Várias de suas peças teatrais foram encenadas em diferentes cidades brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Belo Horizonte e Porto Alegre, tendo  recebido prêmios nos Festivais de Teatro de João Pessoa e Campina Grande. Foi contemplado com bolsas da FUNARTE (Fundação Nacional de Arte), Fundação Vitae (São Paulo) e  Prefeitura da Cidade de Munique (Alemanha). Recebeu mais de uma vez o Prêmio Estímulo, em São Paulo, para desenvolvimento de roteiros cinematográficos. Em 2001, foi escritor-residente na Universidade do Texas, em Austin. Seu conto “Dois corpos que caem” compõe a antologia “Cem Melhores Contos Brasileiros do Século 20?. Sua obra já foi traduzida para o inglês, alemão, espanhol, italiano e polonês.

 

Viveu em San Francisco (USA), Cidade do México e Munique (Alemanha). Atualmente reside na cidade de São Paulo.