Entidades do Movimento LGBTI+ enviaram hoje, 29 de junho de 2020, ofício de louvor e agradecimento aos Presidentes da Câmara dos Deputados (Rodrigo Maia) e do Senado Federal (Davi Alcolumbre), por terem acolhido pedido de iluminação com as cores do arco-íris no Congresso Nacional, em homenagem ao Dia do Orgulho LGBTI+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Intersexos e demais minorias sexuais e de gênero). Tal pedido foi formulado pelo Senador Fabiano Contarato (Rede/ES), pelos Deputados Federais David Miranda (PSOL/RS) e Daniel Coelho (Cidadania/PE), bem como por Eliseu Neto (Cidadania Diversidade).

A nota foi assinada por ABGLT – Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos, ANTRA – Associação Nacional de Travestis e Transexuais, ABRAFH – Associação Brasileira de Famílias HomoTransAfetivas, GADvS – Grupo de Advogados pela Diversidade Sexual e de Gênero, Associação MÃES pela Diversidade e Cidadania Diversidade.

As entidades pontuaram que esperam que isso sinalize uma mudança de postura do Congresso Nacional, para que ele finalmente aprove leis protegendo a população LGBTI+, na medida em que ressaltam que a cidadania da mesma tem dependido apenas de decisões históricas e paradigmáticas do Supremo Tribunal Federal.

Eis a íntegra do ofício:

Excelentíssimos Senhores Rodrigo Maia, Presidente da Câmara dos Deputados, e Davi Alcolumbre, Presidente do Senado Federal,

As entidades de defesa dos direitos da população LGBTI+ abaixo assinadas vêm, publicamente, louvar e agradecer por terem acolhido pedido que possibilitou possibilitando a iluminação do Congresso Nacional com as cores do arco-íris, em homenagem ao Dia do Orgulho LGBTI+, celebrado precisamente no dia 28 de junho. Fato este possibilitado pelo apoio do Senador Contarato (REDE-ES) e dos Deputados Federais David Miranda (PSOL-RJ) e Daniel Coelho (CIDADANIA-PE) e de Eliseu Neto, coordenador do Cidadania Diversidade, aos quais também agradecemos.

Trata-se de um fato histórico e de uma simbologia muito importante para se chamar a atenção da sociedade acerca da necessidade de respeito à população LGBTI+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Intersexos e demais pessoas não-heterossexuais e não-cisgêneras). Evidentemente, esperamos que isso sinalize uma mudança de postura do Congresso Nacional, que historicamente tem se negado a aprovar leis em defesa dos direitos das minorias sexuais e de gênero, para que nossa cidadania não depende apenas das (maravilhosas, fundamentais e históricas) decisões do Supremo Tribunal Federal, mas também de leis aprovadas por nosso Poder Legislativo. De qualquer forma, valorizamos muito este ato, de celebração da diversidade sexual e de gênero, especialmente por realizado pelas instituições democráticas de representação da vontade popular.

Agradecemos, ainda, a fala do Excelentíssimo Deputado Rodrigo Maia, em sua rede social, quando disse que se trata de um “Dia feliz para os que prezam os direitos humanos, as minorias, o respeito e a diversidade (lembrando que hoje é o dia internacional do orgulho LGBT); dia triste para os saudosistas do autoritarismo”.

Igualmente, agradecemos a fala do Excelentíssimo Senador Davi Alcolumbre, também por sua manifestação em rede social, na qual afirmou que “No Dia Internacional do Orgulho LGBTI, o @SenadoFederal projetará as cores do arco-íris na sede do Parlamento, a partir das 20h. Em uma sociedade plural, não pode haver espaço para preconceito. O Congresso Nacional respeita a diversidade. O pedido é uma solicitação do @ContaratoSenado”.

São falas importantes, especialmente por proferidas pelos Presidentes das duas Casas do Congresso Nacional, que certamente gerarão reflexões, debates e conscientização para o respeito à diversidade sexual e de gênero no Brasil.

Por isso, as entidades infra assinadas fazem questão de louvar e agradecer a Vossas Excelências, enquanto Presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, na esperança que tal ato inspire os(as) parlamentares das duas Casas Legislativas a aprovarem leis de defesa dos direitos da diversidade sexual e de gênero, atualmente garantidos por históricas decisões do Supremo Tribunal Federal, ao qual também rendemos, sempre, nossas homenagens.

De São Paulo para Brasília, 29 de junho de 2020.

(assinado eletronicamente)
Paulo iotti
Diretor-Presidente do GADvS – Grupo de Advogados pela Diversidade Sexual e de Gênero

(por procuração)
Symmy Larrat
PresidentRa da ABGLT – Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos

(por procuração)
Keila Simpson
PresidentRa da ANTRA – Associação Nacional de Travestis e Transexuais

(por procuração)
Majú Giorgi
Presidente das MÃES pela Diversidade

(por procuração)
Saulo Xavier de Brito Amorim
Presidente da ABRAFH – Associação Brasileira de Famílias HomoTransAfetivas

 (por procuração)
Eliseu Neto
Coordenador do CIDADANIA Diversidade