GADvS – Grupo de Advogados pela Diversidade Sexual e de Gênero, pessoa jurídica de Direito Privado, inscrita no CNPJ n.º 17.309.463/0001-32, a ABGLT – Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos, inscrita no CNPJ sob o n.º 00.442.235/0001-33, e Semear Diversidade (<https://www.atados.com.br/ong/instituto-semear-diversidade>), entidades de promoção dos direitos da população LGBTI+ e de enfrentamento a todas as formas de opressão motivadas na orientação sexual ou identidade de gênero, real ou atribuída, da vítima, vêm expressar sua irrestrita SOLIDARIEDADE ao Deputado Federal Jean Wyllys (PSOL/RJ).

É com muito pesar que recebemos a notícia da decisão de Jean Wyllys de se afastar de seu mandato como Deputado Federal pelo Estado do Rio de Janeiro, motivada pelas constantes ameaças de morte e difamações recebidas, que se intensificaram nos últimos tempos. Jean, desde sua primeira eleição – o primeiro parlamentar brasileiro abertamente gay e orgulhoso de si – mostrou-se um incansável guerreiro, sendo responsável pela apresentação de diversos projetos de lei e pela constante defesa dos direitos da população LGBTI+ e outros grupos vulneráveis, incessantemente atacados por aqueles que não comungam dos valores da democracia e da pluralidade.

Em razão de sua coragem e visibilidade, Jean se tornou alvo de uma cruel e extremamente organizada campanha de difamação, cujos ataques e agressões se acirraram no último ano, especialmente no período das eleições. Vítima de diversos crimes contra a honra – e assim reconhecido pela Justiça brasileira, que, em ao menos cinco ocasiões, determinou a condenação de seus agressores – e constantes ameaças de morte, Jean não esmoreceu e preparava-se para enfrentar o terceiro mandato consecutivo.

Jean é alguém sempre teve a defesa intransigente dos direitos humanos como seu norte. Mesmo quem eventualmente dele diverge, disso não pode discordar. Fez história como parlamentar, recebendo diversos prêmios por sua atuação sempre combativa na defesa dos mais vulneráveis. Sua atuação foi marcante em diversas CPIs, destacando-se especialmente pelo combate à pedofilia, dentre diversas outras batalhas parlamentares travadas na luta pelo bem comum.

No entanto, a consolidação política de forças retrógradas – que fazem de Jean seu alvo preferencial e tentam, por ele, atacar toda a comunidade LGBTI+ – fazem com que, neste momento, a sua própria casa não lhe pareça segura e que seu próprio país lhe seja hostil. Neste contexto, compreendemos sua decisão de afastamento, compartilhando a ideia de que “mártires não são heróis”. Fora do país e longe dos que o desejam frio e calado, Jean certamente fará sua voz ecoar, vibrante e, sobretudo, quente e viva. Assim desejamos e esperamos.

A nossa luta prossegue, dentro e fora do país. A nossa solidariedade está com o deputado Jean Wyllys e a sua força nos serve de inspiração. Seu legado será perpetuado – não só na Câmara dos Deputados, com a presença de David Miranda, seu sucessor, mas também nas universidades, nas praças, nos espaços públicos e privados. Sejam quais forem seus novos caminhos, lembre-se, Jean, que você não segue só – junto contigo, todo um movimento LGBT+, visível, colorido, que a cada dia cresce e em você se inspira e se espelha.

Não te calarão.
Não nos calarão.
Ninguém solta a mão de ninguém

Paulo iotti
Diretor-Presidente do GADvS – Grupo de Advogados pela Diversidade Sexual e de Gênero, e Diretor-Jurídico do Semear Diversidade

Symmy Larrat
Presidenta da ABGLT – Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos, e Representante da ANTRA – Associação Nacional de Travestis e Transexuais