Fonte: Arquivo Mais

 


Consultora do evento e modelo trans Paula Ferreira, em Campinas.


CAMPINAS/SP
– A Coordenadoria de Travestis e Transexuais do Identidade – Grupo de Luta pela Diversidade Sexual – e o Projeto Arquivo Mais irão realizar na terça-feira, 29/01, a primeira edição do “Desfile Moda Vintage: Porque ser Diferente é Tudo!”. O evento, promovido em parceria com a Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria da Cultura e o Programa Municipal de DST/AIDS, marcará o início das atividades político-culturais em nível municipal da comunidade LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros) e o Dia Nacional da Visibilidade de Travestis e Transexuais.

O Desfile Moda Vintage ocupará as plataformas de embarque/desembarque da Estação Cultura – antiga estação ferroviária central do município – com a apresentação do trabalho desenvolvido por profissionais de moda (modelos e estilistas) integrados a ONGs (organizações não governamentais) e aos movimentos sociais em defesa e em promoção dos direitos humanos de travestis e transexuais de Campinas. A expectativa é que o evento reúna cerca de 80 profissionais entre organizadores, modelos, estilistas, figurinistas, decoradores, cabeleireiros e maquiadores.

O evento será dividido em três blocos – cada um deles com 20 modelos – que irão retratar aos convidados um pouco do estilo vintage, “marcado pela utilização de peças do passado com cara de atual”. Para a consultora do evento e modelo transexual Paula Ferreira, o estilo vintage é uma opção para quem deseja ter vestimentas únicas e exclusivas de baixo custo, pois possuem preços inferiores aos praticados nas butiques e nas lojas de departamento. “Muitas das peças são feitas em combinações de tecidos que não existem mais, além de possuírem cortes que não são tão comuns”, disse.

Os modelos – homens e mulheres trans e profissionais especialmente convidados para o desfile – irão utilizar roupas cedidas por brechós e por lojas ponta de estoque do município. “As roupas, bem como os adereços que serão utilizados pelos modelos, são resultado de uma parceria promovida pela Coordenadoria de Travestis e Transexuais do Identidade e do Projeto Arquivo Mais com o comércio local. Esta é a forma que encontramos para divulgar nossas atividades no município, que, em sua maioria, têm por finalidade promover o fim do preconceito”, finalizou Paula Ferreira.

Os convites para o “Desfile Moda Vintage: Porque ser Diferente é Tudo!” são gratuitos e terão de ser retirados no local do evento com uma hora de antecedência. O evento também conta com o apoio das ONGs Vadias e Juntos.

Protocolo Cultural
O evento também contará com apresentações artísticas entre os intervalos do “Desfile Moda Vintage: Porque ser Diferente é Tudo!”. Com apresentação de Thuanny Camp, o público poderá prestigiar gratuitamente o trabalho de Bombom, Jaqueline Fiorutti, Marcela Volpy e Paula Velaskes, que têm estilos inconfundíveis de dublagem de artistas nacionais, e da ativista social Janaína Lima.

Preconceito
O Desfile Moda Vintage foi organizado para celebrar em nível municipal o Dia Nacional da Visibilidade de Travestis e Transgêneros. A data, que é comemorada desde 2004 no Brasil, foi instituída como referência ao lançamento da primeira campanha de cidadania feita pelo Programa Nacional de DST/AIDS do Ministério da Saúde especificamente para travestis e transexuais, que também teve a intenção de sensibilizar educadores e profissionais de saúde e motivar a comunidade LGBT à prevenção e à autoestima.

Para uma das responsáveis pelo evento, Denise Martins, do Identidade, a data deve ser lembrada como “referência às atividades permanentes de luta contra o preconceito e, ainda, de melhoria da condição de vida das travestis e transexuais”. “A data é celebrada no dia 29/01, mas nosso trabalho por respeito e dignidade são constantes aqui em Campinas. Há avanços importantes em relação à cidadania e aos direitos da comunidade LGBT, mas estamos atentas às transformações sociais”, complementou.

 
SERVIÇO

“Desfile Moda Vintage: Porque ser Diferente é Tudo!”
Local: Estação Cultura Prefeito Antonio da Costa Santos
Praça Marechal Floriano Peixoto, s/nº
Centro – Campinas/SP
Data: 29/01/2013
Horário: 19h
Contato: Márcio Henrique Cristino
19.9611 2227 | 19.9320 0850
Entrada Franca