O 5º For Rainbow acontece de 27 de outubro a 03 de novembro com vasta programação cultural que leva como bandeira a diversidade sexual, ocupando diversos espaços e animando a cena LGBT da cidade.

Um dos mais importantes festivais do Brasil dedicados à diversidade sexual, o For Rainbow – Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual chega à sua quinta edição com oito dias intensos de programação. De 27 de outubro  a 03 de novembro de 2011, o Festival dedica-se a exibir filmes nacionais e internacionais, fomentar encontros e também a animar a cena LGBT de Fortaleza, ocupando a Casa Amarela Eusélio Oliveira, a Biblioteca Dolor Barreira e as Boate Donna Santa e Unique Club.

O 5º For Rainbow – Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual tem realização do Centro Popular de Cultura e Ecocidadania (CENAPOP) com apoio do Governo do Estado do Ceará, da Prefeitura Municipal de Fortaleza através da Secretaria de Cultura de Fortaleza, Banco do Nordeste do Brasil, Casa Amarela Eusélio Oliveira e Universidade Federal do Ceará.

Para dar início à programação artística, o For Rainbow promove noite dedicada às musas: Elke Maravilha, Marta Aurélia e Banda e Macaúba do Bandolim dividem o mesmo palco no dia 27 de outubro, na Boate Donna Santa (Rua Dragão do Mar, 308 – Praia de Iracema), a partir das 20h. A entrada será 2 kg de alimentos que serão doados à Associação de Voluntários do Hospital São José.

As mostras audiovisuais reúnem 54 filmes de diferentes gêneros: ficção, documentário, musical e experimental, em longa e curta duração, brasileiros e estrangeiros com temática LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros).  Além da exibição de filmes, o festival ainda apresenta espetáculos de teatro, dança, música, exposição multimídia de artes visuais e a mostra educativa, que levará apresentações e debates aos centros culturais da Região Metropolitana de Fortaleza.

A programação audiovisual inicia no dia 28 de outubro com a exibição do filme Janaína Dutra: Uma Dama de Ferro, na Biblioteca Dolor Barreira `as 19h (Av. da Universidade, 2572, Benfica). O documentário conta a história da advogada transexual, natural de Canindé/Ce, cujo trabalho serviu de referência para a elaboração do projeto Brasil Sem Homofobia – Programa de Combate à Violência e à Discriminação contra LGBTs e de Promoção da Cidadania Homossexual. Neste dia, o diretor Vagner de Almeida é homenageado.
MOSTRA COMPETITIVA – Grande atrativo do 5º For Rainbow é a exibição de filmes que participam da mostra competitiva de longas e curtas-metragens. Exibida na Casa Amarela Eusélio de Oliveira, entre os dias 29 de outubro e 02 de novembro, a partir das 18h, a mostra competitiva traz cinco longas-metragens e 26 curtas-metragens de diversas nacionalidades. A entrada é franca. Compõem o júri da Mostra Competitiva Jane Malaquias, Ana Cristina Diogo, Micheline Helena, Lilia Morena e José Augusto Lopes.

O brasileiro Como esquecer (100’), da diretora Malu di Martino, abre a mostra de longas no dia 29 de outubro, sexta-feira. Baseado no livro autobiográfico da escritora Miriam Campello, o filme conta a história de Júlia (Ana Paula Arósio), uma professora de literatura inglesa que luta para reconstruir sua vida depois de uma intensa e duradoura relação amorosa com Antônia. O filme, que tem ainda no elenco Murilo Rosa e Natália Lage, participou de diversos festivais nacionais e internacionais.

No dia 30 de outubro, sábado, é a vez do longa 8 semanas (84’), musical argentino, com elementos de ficção, comédia e  documentário. Dirigido por Diego Schipani e Alejandro Montiel, o filme acompanha as idas e vindas de um grupo nos bastidores de um musical.

Outra amostragem da diversidade brasileira produzida para as telas é o drama Vamos fazer um brinde (75’), que será exibido no dia 31 de outubro, domingo. Com elenco dominado por atores negros, o filme trata com delicadeza o reencontro de um grupo de amigos em pleno réveillon de Copacabana.

O longa Release (Reino Unido, 88’), estreia na Mostra na segunda-feira, dia 1º de novembro, abordando o ódio e o preconceito como combustível de uma sociedade hipócrita. Abandonado por sua congregação ao ser preso, o Padre Jack Gillie encontra proteção na improvável figura de um carcereiro. O filme foi premiado como o melhor drama britânico no Festival Internacional The End Of The Pier, em 2010.

A mostra encerra com o premiado Estamos juntos (Brasil, 166’), do diretor Toni Venturi (Cabra Cega, Rita Cadillac: A Lady do Povo). O filme traz Cauã Reymond no papel de um DJ homossexual que disputa com sua melhor amiga, interpretada por Leandra Leal, a atenção de um músico argentino. Estamos Juntos foi o grande vencedor do XV CinePE, levando sete prêmios entre eles melhor filme, diretor, atriz e roteiro.

Na mostra competitiva de curtas-metragens, 26 filmes concorrem ao troféu Arthur Guedes, sendo 18 filmes nacionais e 8 estrangeiros. Entre eles, tem duas animações brasileiras, Brecha (Júlia Araújo e Nathália D’emery, 5’43”) e O reino do chocolate (Rafael Jardim, 4’), além dos cearenses  Que mulher é essa, de Cecília Góis e Gaby Lima, e Glossário – 2ª Lição, continuação do curta que fez sucesso entre o público da edição de 2010.

Além da mostra competitiva, esta edição traz  mais uma vez uma vasta mostra internacional, com curadoria da argentina Violeta Uman. A mostra internacional tem início também no dia 29 de outubro e segue até 02 de novembro, a partir das 16h.

O evento inclui, ainda, exposições virtuais de fotos de Sidney Souto e de quadros da artista plástica Lídia Rodrigues (29 de outubro a 02 de novembro), apresentação da Mostra Esquetes 3×4 de Teatro, de Silvério Pereira (dia 31, às 21h30) e o espetáculo de dança Anatomia das coisas encalhadas, de Silvia Moura (dia 29, às 18h30).

HOMENAGEM – Serão homenageados no 50 For Rainbow pessoas que contribuem para a causa LGBT, seja por sua atuação cultural ou por sua militância pública em favor do movimento LGBT. Sendo assim, estão previstas honras aos cineastas Vagner de Almeida (dia 27 de outubro) e  Luiz Carlos Lacerda, o Bigode (dia 30 de outubro), as cantoras Elke Maravilha (dia 27 de outubro) e Rogéria (dia 03 de novembro), as ativistas cearenses Andrea Rosati e Luanna Marley (dia 01 de novembro)  e ao baiano Nonato Freire (dia 27 de outubro), dono do bar Coração Materno, um dos bares vanguardistas de Fortaleza.

PREMIAÇÃO – Para encerrar o evento, a festa da premiação e entrega do Troféu Arthur Guedes acontece no dia 03 de novembro, a partir das 20h, na boate Unique Club, com apresentação intimista da cantora e artista transformista Rogéria. A entrada será 2 kg de alimentos que serão doados à Associação de Voluntários do Hospital São José

 

Serviço:

5º For Rainbow – Festival de Cinema da Diversidade Sexual

Data: De 27 de Outubro a 03 de Novembro

Locais: Boate Donna santa (dias 27 de outubro), Biblioteca Dolor Barreira (dia 28n de outubro), Casa Amarela Eusélio Oliveira (de 29 de outubro a 02 de novembro) e Boate Unique Club(03 de novembro)

Informações: (85) 3023.7629 e forrainbow@forrainbow.com.br

 

 Jornalistas responsáveis: Bianca Felippsen (9688-8008) e Carol Macedo (8893-9711)