NOTA DE RECONHECIMENTO

 IBRAT – Instituto Brasileiro de Transmasculinidades, a ANTRA – Associação Nacional de Travestis e Transexuais, a ABGLT – Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos e o GADvS – Grupo de Advogados pela Diversidade Sexual e de Gênero vêm, através desta nota, lamentar, homenagear e reconhecer a luta do histórico ativista João W. Nery na conquista dos direitos, da dignidade e da representatividade das pessoas transgêneras. 

O nome João W. Nery se tornou sinônimo de uma luta e de toda uma comunidade que, se hoje se organiza para reivindicar seus direitos, deve muito reconhecimento à sua coragem e bravura. Em uma época em que pouco – ou nada – se falava sobre a existência de pessoas transgênero, sobretudo sobre homens trans, João teve a valentia de ousar ser quem é.

João teve grande importância na criação de uma das mais importantes redes de homens trans e transmasculinos, o IBRAT-Instituto Brasileiro de Transmasculinidades, presente na formação do instituto compondo o corpo do Conselho Nacional do mesmo e no 1º ENAHT- Primeiro Encontro Nacional de Homens Trans. É imensurável o valor que esse grande homem trans tem para o movimento e para os homens trans e transmasculinos, quando é abordado por grande maioria de nós, sendo reconhecido como o homem trans que salvou nossas vidas da loucura, não tendo preço quando através dele, vivemos quem realmente somos.

Desde então, muita coisa mudou. As temáticas da transgeneridade têm conquistado espaço nas pautas públicas e na mídia, a comunidade têm avançado em termos de representatividade e a sociedade civil têm reivindicado seu papel na luta e garantia dos direitos das travestis, transsexuais, homens trans e demais pessoas transgênero.

Durante todos esses anos, João têm atuado como um verdadeiro farol para homens trans ao redor do país. Por ter compartilhado sua história conosco na obra “Viagem Solitária”, por sua articulação nas redes sociais e nos grupos de apoio, por seu engajamento político e ativismo, João deve ser homenageado e lembrado como alguém não apenas a frente de seu tempo, mas consciente dele e dos desafios que ainda precisam ser superados.

Também por todos esses motivos, seu nome foi o escolhido para intitular o PL 5002/2013, a Lei de identidade de gênero – questão que foi tão cara e roubou tantos anos de João, que precisou percorrer novamente toda sua trajetória profissional e acadêmica para que correspondesse aos novos documentos civis.

Como não lembrar, também, do importantíssimo trabalho criado por João em parceria com a autora Glória Perez para compartilhar a história de Ivan, personagem que humanizou a narrativa dos homens trans em horário nobre na televisão. O personagem foi desenvolvido para a novela “A força do querer” em uma perspectiva respeitosa e digna, tratando com sensibilidade e honestidade a masculinidade trans e visibilizando a questão em tantos lares brasileiros.

Por esses e outros tantos motivos, é que recebemos com extremo pesar e lamentamos a notícia de sua morte na noite de 26 de outubro de 2018, após uma corajosa e inspiradora batalha contra o câncer.

Querido João, vibramos para que neste momento sua consciência encontre a paz. Torcemos para que tenha vivido seus últimos dias tranquilo e torcemos para que tenha sentido nosso sincero agradecimento e acolhido a sensação de dever cumprido – sensação que a história só reserva para aqueles que têm a coragem de transformá-la. Seus princípios, sua irmandade e seu zelo com o próximo frutificarão como seu legado para aqueles que aqui continuarem sua caminhada.  

São nossos votos, 

IBRAT – Instituto Brasileiro de Transmasculinidades
ANTRA – Associação Nacional de Travestis e Transexuais
ABGLT – Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos 
GADvS – Grupo de Advogados pela Diversidade Sexual e de Gênero